O departamento possui dois programas de pós-graduação:

Além de dois programas em rede com a parceria de outras instituições:

• Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade (PPGBB) - CAPES 4
    • Programa de Pós-Graduação em rede do Pró-Centro-Oeste envolvendo os estados do MS, MT, GO e DF. Foi criado em 2013 e tem nível apenas de doutorado. Este Programa tem como área de concentração a Biotecnologia e a Biodiversidade. A área de concentração do Programa está relacionada ao desenvolvimento de produtos, processos e serviços, a partir de sistemas biológicos, organismos vivos ou derivativos destes, com ênfase na exploração econômica e sustentável da biodiversidade dos biomas Cerrado e Pantanal.
  • Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) - CAPES 4
    • O PROFBIO é um programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é um curso semipresencial com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de Mestre em Ensino de Biologia.

Outros programas de pós-graduação com professores do departamento: