O Departamento de Biologia Celular localiza-se na face sul do Instituto de Ciências Biológicas (IB) e é formado principalmente pelos blocos I, J e H, correspondendo a 3 prédios de 2 pavimentos dispostos linearmente por quase 200 metros. A área total destes blocos é de cerca de 5.200 m2. Aqui estão distribuídos vários laboratórios de pesquisa com nível de biossegurança 1 e 2 e seus equipamentos: espectrômetros de massa, microscópios eletrônicos, ópticos e confocal, citômetro de fluxo, difratômetro de raios X, robô de cristalização de proteínas, espalhador de luz dinâmico, espectropolarímetro, ultracentrífuga analítica, calorímetro, fluorímetro, espectrofotômetros, centrífugas, estufas, capelas, agitadores (shakers), câmaras frias, geladeiras, freezers, biofreezers (-80 ºC).

Além destes espaços, o departamento compartilha 3 salas de aulas práticas para 20 alunos cada em outro prédio com outros departamentos do IB.